O Projeto


Em 2012, a nossa escola iniciou um projeto nomeado de Ensinar a Aprender e que visa uma atuação psicopedagógica institucional com grupos de alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem nas áreas de leitura e interpretação, conhecimento lógico matemático, aspectos motores, atenção e concentração. Através da observação e estimulação dessas áreas pretende-se investir no avanço da aprendizagem comprometida dos alunos. Nosso objetivo maior é propiciar a esses alunos ferramentas que possam ajudá-los na superação dessas dificuldades e ensiná-los como aprender de forma mais efetiva. 

Os alunos que participam do projeto pertencem ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio e são pré-selecionados de acordo com as observações feitas pelo coordenador de cada nível. Durante o desenvolvimento do projeto eles são separados em grupos de trabalho da seguinte forma: GRUPO 1(2º do FI), GRUPO 2(4º e 5º), GRUPO 3(6º), GRUPO 4(3º do FI), GRUPO 5(7º e 8º ano) e GRUPO 6(9º e E.Médio); cada grupo participa de um encontro semanal de uma hora. 

Durante o projeto são desenvolvidas as seguintes atividades: 
· Encontros com os coordenadores e os professores da escola, no intuito de colher observações sobre o rendimento escolar e a real situação desses alunos na sala de aula; 
· Encontros com os alunos propondo dinâmicas, jogos e atividades lúdicas específicas focando nas áreas de conhecimento lógico matemático, leitura e interpretação, aspectos motores, atenção e concentração dos alunos; 
· Encontros com os pais orientando-os e sensibilizando-os acerca das necessidades específicas dos filhos; 
· Encontros com os professores para discussão sobre as estratégias que podem possibilitar o avanço da aprendizagem. 

O projeto, que é desenvolvido pela coordenadora Conceição Amorim, que atua mais diretamente com os professores e os pais e pela psicopedagoga Vládia Lopes, que faz o trabalho mais específico com os alunos, está ampliando suas atividades para envolver um número maior de alunos que necessitam de mais atenção no processo de ensino aprendizagem. 
Em 2013 continuaremos o atendimento com os grupos de alunos que tem apresentado a necessidade de um acompanhamento mais específico, mas vamos fazer encontros periódicos com os alunos que apresentam um baixo rendimento e que precisam de orientações gerais sobre o como estudar e aprender melhor. Os encontros com os pais serão ampliados e não mais acontecerão somente com os pais dos alunos que participam do encontro com a Prof. Vládia, mas serão convidados todos os pais cujos filhos apresentem dificuldades de aprendizagem. Serão planejadas reuniões com o grupo todo e reuniões com grupos menores para orientações sobre as dificuldades mais específicas. 

Acreditamos que para uma boa aprendizagem do aluno é necessário ampliar e fortalecer a parceria entre a família e a escola. Somente juntos podemos encontrar formas para ajudar nossas crianças e jovens a aprenderem mais e melhor. 

Coordenação Geral